Correção de cor e luz dentro do Frame Buffer (Vray)

Pessoal, a pedidos da galera do fórum www.sketchupbrasil.com.br, estou fazendo esse tutorial de uma forma simples e rápida de fazer ajustes nas cores e na iluminação dos seus renders, sem precisar sair do vray!

Eu peguei uma cena qualquer e nem deixei terminar de renderizar, estes passos que eu farei aqui podem ser feitos mesmo durante o processo de renderização, que logo a imagem vai se alterando!
Inicialmente sua cena (escura) ficaria assim, no frame buffer:
Veja os botões destacados em vermelho, eles não estão "afundados" logo não estão ativos. Clique sobre eles.

Perceba que nada mudou na imagem. Isso acontece porque você ativou a setagem de correção de cor e luz, porém não alterou nada na setagem. Para alterar os parâmetros clique sobre o botão destacado em azul.


Perceba que este painel se abre. Arrastando o "triangulo" (01) para a direita você aumenta o nível de exposição da cena.
em 02, você altera o gradiente de cores movimentando o triangulo a direita e o da esquerda.
em 03 você altera a curva de níveis! Obs.: Para alterar a curva você deverá clicar sobre os pontos pretos nas extremidades e eles liberarão as alças, então ai basta puxar as alças.
em 04 você pode salvar a seus parâmetros da curva para usar novamente! 
Se por acaso desejar que estes ajustes não afetem mais sua imagem, basta "desafundá-los" no frame buffer.
Vejam um exemplo da mesma cena com alguns parâmetros alterados:

É isso! É uma forma rápida e eficiente de se ajustar a exposição e a luz da sua cena sem precisar sair do Vray. Obviamente não substitui uma pós produção, mas já é um ajuste bem interessante!

Espero ter ajudado, abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas