Tutorial - HDRI maps

Podemos utilizar para nossas cenas, os conhecidos HDRI maps, que normalmente são imagens panorâmicas que auxiliam no plano de fundo, iluminação e reflexos na renderização.
Veja uma prévia da imagem que utilizaremos como HDRI map para o tutorial:

Para iniciarmos, baixe os arquivos:


Abra o modelo.


Clique em cena 1 e faça a renderização. Estamos trabalhando com a configuração padrão do Vray.





Seu render deve sair desta forma. Podemos notar alguns materiais com reflexo e eles refletem o ambiente (céu azulado)

Vamos então modificar a iluminação global e o plano de fundo da cena. Basta irmos em Options da barra do Vray, e acessar o menu Environment 


Como podemos ver, temos duas opções: GI (Skylight) - Iluminação global e Reflection/Refraction (Background) - plano de fundo.

Neste caso, teremos arquivos distintos para cada um. Para adicioná-los, basta clicar sobre o botão M a frente de seu respectivo parâmetro. Por exemplo, no clique sobre o botão M do campo GI (skylight)

Por padrão, teremos o mapa TexSky aplicado. Substitua pelo mapa TexBitmap e clique sobre os três pontos, indicados acima.
Ao clicar, ele solicitará o arquivo HDRI. Após descompactar o arquivo baixado no início do tutorial, selecione o arquivo que é terminado pelas letras ENV.

Devemos agora modificar, ainda no mapa TexBitmap, o mapeamento deste HDRI. Role a barra para baixo e modifique, conforme indicado abaixo:



Faça exatamente este mesmo procedimento, agora para o campo Reflection/refraction (background) porém, na hora de selecionar o arquivo HDRI, escolha o de terminação REF


Podemos então renderizar a cena novamente. 


Como podemos ver, nosso ambiente (plano de fundo) e iluminação foram alterados, de acordo com os arquivos HDRI. No entanto temos uma cena escura. Basta aumentarmos os multipliers da aba environment:

E então:


Ainda podemos modificar o posicionamento da imagem HDRI. Acessando o mapa TexBitmap que usamos:


Adicione rotação horizontal para modificar o posicionamento do HDRI.
*Lembre-se: Se colocar 90º no campo GI (Skylight) coloque 90º também no campo Reflection/refraction (background) afim de não criar iluminações incoerentes com o plano de fundo.



Comentários

  1. Olá. Fiz o download dos arquivos e fazendo, mas meu render inicial saiu completamente preto.
    Depois alterei o M do GI e Reflection, e não renderizou com o backgroud.
    O que posso estar fazendo errado? Coloquei todas modificações indicadas.

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    Respostas
    1. Olá Priscila!! Tudo bem? Fica complicado te ajudar somente com as informações que me passou, poderia me enviar um print da aba environment no email: cursos_lt3d@outlook.com ?
      Assim analiso e posso tentar entender o que aconteceu :)

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    2. quando eu salvo em png o céu fica preto, só que no frame buffer apareria, o que posso fazer?

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  2. Olá Leandro, bacana o tutorial funcionou legal, porém tenho uma dúvida: as sombras usando o HDRI ficam praticamente invisíveis, e isto para ambientes externos não fica legal, como posso resolver? Existe um modo de deixá-las mais nítidas?
    Obrigado, abraço e aguardo retorno
    falecom.milton@yahoo.com.br

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