Variação - tamanho de grama com Make Fur

Fala galera!

Hoje trago pra vocês uma pequena dica, que vai fazer bastante diferença na sua forma de criar grama com V-ray Proxy e Make fur.

O que vai adicionar mais ou menos realismo ou entregar a você uma grama mais "selvagem" ou mais "comportada", o que varia de acordo com a sua necessidade no momento, é a diferença de escala entre os blocos de grama que o Make Fur aplica. Basicamente, quando ele espalha o seu proxy pela cena, ele usa ou não uma variação de escala entre o componente de grama que você está usando.

Fiz uma cena para testes:


Fiz um plano com a Caixa de areia e sobre ele espalhei um arquivo de proxy que tinha aqui, utilizando duas configurações diferentes.
Dentro do Make Fur, existe uma aba chamada "Detail". Após escolher a densidade e quantidade de componentes por face no painel inicial, clique nesta aba.


Existem vários parâmetros nesta aba, porém grande parte deles é útil quando não utilizamos componentes na confecção da grama, e sim criamos a própria grama pelo Make Fur.
Dentre os parâmetros, vamos observar o "TopJitter (%)". Ele representa a variação da escala dos componentes. Abaixo fiz uma imagem utilizando TopJitter de 0%, o que significa que ele vai variar a escala dos meus blocos em 0% (ou seja, não vai).

Perceba que podemos notar diferenças nas alturas da grama, mas por conta dos desníveis que criei no plano, e não na altura do gramado.

Já abaixo, alterando o parâmetro TopJitter para 60%, ou seja, permito uma variação na escala do meu bloco de até 60%, temos um resultado de uma grama menos comercial, uma grama não muito "comportada"


O resultado que obtemos é uma grama com maior variação na escala, o que pode ser bom ou não, dependendo da sua proposta com a imagem. Em imagens comerciais recomenda-se que utilize uma variação menor, justamente para que a grama do seu cliente não pareça ser de um terreno abandonado. Mas se a proposta for uma casa de montanha, essa variação acrescenta (e muito) a sua cena.

Abaixo fiz um gif para que a gente possa perceber melhor a diferença nos resultados obtidos.

Espero que tenham gostado dessa dica e que seja útil pra vocês :)

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas