Save material x Pack material


Existe uma diferença entre as duas opções acima. As duas servem para salvarmos os materiais do Vray, porém funcionam de forma diferente. Veja abaixo:



Tenho meu material dentro do Vray, já editado.

Como pode perceber, é um material que contém suas configurações de layers e maps como por exemplo a Layer Reflection e o Bump Map.

Clicando sobre o nome do material com o botão direito, podemos acessar a opção "Save Material".

Uma Janela se abrirá, onde podemos salvar nosso material. Porém agora note a extensão em que salvaremos nosso arquivo.

Como pode ver, estamos salvando um arquivo .vismat.
Este é o tipo de arquivo de materiais do Vray, logo este armazena as configurações do material. Suas layers, os mapas que estão ativos e seus parâmetros do material, porém perceba:

Salvando um material .vismat, e inserindo-o no Vray, se seu material tivesse um mapa bump aplicado, este seria carregado pois faz parte da configuração do material, no entanto a imagem utilizada para o bump não. Acontece que quando renderizamos, o Vray busca todas as imagens utilizadas pelos materiais e pelos parâmetros no software, então, se você salvar um material em um computador que contém as imagens de bump, diffuse e outros, não existirá problemas, no entanto se tentar inserir o material em um computador diferente, perceberá os erros.

Vejamos agora os mesmos passos, porém agora com o Pack Material.

Com o botão direito sobre o nome do material selecione a opção Pack Material. 
Perceba agora a extensão a ser salva:
Perceba que estamos criando um arquivo Zip, ou seja, um arquivo composto e compactado. Salve o arquivo, clique com o botão direito sobre ele e selecione "Extrair para (nome do material)". Uma pasta irá ser criada, com os arquivos descompactados. Abra-a.

Perceba agora que além do nosso arquivo .vismat, temos todas as imagens utilizadas para compor o material.

***Importante - Sempre que for transferir a pasta do material para outras máquinas, transfira SEMPRE o arquivo .zip e não a pasta extraída.

Espero ter ajudado =)





Comentários

  1. Perfeito. Muito Obrigado Leandro Teixeira. Ja me deparei com esse problema algumas vezes, e até pensei em perguntar no Face do SU Brasil, mas vc ja esclareceu tudo aqui. Aguardo ancioso a venda do seu DVD com Vray. Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!! Gostaria de avisar que o DVD está agora disponível para compra! Acesse: www.facebook.com/leandroteixeira3dcursos e saiba mais! Obrigado!

      Excluir
  2. Ótimo, parabéns pela matéria, estou tendo dificuldade em criar um arquivo ou programa, que seja inserido nos materiais do Sketchup, sendo que as texturas já são configuras no vray. Tentei salvar no formato .skm pensando que daria certo, mas se salvasse esses materiais em .skm alguns não funcionaria no render pelo fato de não estarem com suas texturas, bumps etc. Então eu teria que usar o pack de todas as texturas...e depois? se puder me ajudar ficarei muito grato

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas